Desde janeiro, pra quem ainda não sabe, está acontecendo uma campanha que começou em Londres e já se arrasta por outros países da Europa, que foi encabeçada pela British Humanist Association juntamente com a jornalista Ariane Sherine e o professor Richard Dawkins (Biólogo evolucionista reconhecido pela sua luta contra o pensamento supersticioso e anti-científico no mundo) que tem como slogan a frase "There's probably no god. Now stop worring and enjoy your life" (Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite sua vida) que pode ser vista agora em vários ônibus e metros.
O objetivo, claro, é questionar o dogma da religião e botar as pessoas pra pensar de uma forma, planejadamente, bem humorada. Mas é claro, e engraçado, que os "xiitas" religiosos encararam como um ato tremendamente imoral e desrespeitoso, posso dizer isso porque já vi repercussões da campanha no Brasil, mais exatamente na Tv Canção Nova onde em dos seus programas um advogado convidado diz que tal ato ia contra os preceitos do Estado laico (????) pois não respeita a individualidade religiosa de cada um.
Tudo isso remete a um questionamento: Até onde vai o respeito pela religião?
Pois o que a maioria dos representantes das religiões, e seus fiéis, exigem como respeito excede em muito o que se espera quando se trata de qualquer outro assunto; chega a ser um "superrespeito", levando a crer que o tema religião e Deus é intocável, que seus dogmas podem até não ser aceitos pelos não membros, mas nunca questionados. Um exemplo fácil desse traço pode ser encontrado em qualquer passeio pela sua cidade, muito provavelmente você irá ver ou ouvir alguma mensagem do tipo "Jesus te ama", "Jesus salva", "Venha para a terça feira dos milagres", "Foi Deus quem me deu", ou muitas outras do gênero, mas apesar de você acreditar ou não nesses bordões o máximo que podem lhe causar é indiferença ou revolta pessoal, isso não lhe da o direito de "se sentir ofendido" como a comunidade cristã agora se sente ao ler o slogan da campanha nos transportes coletivos.
A religião já teve muitos privilégios e mesmo nos dias de hoje se percebe como a sociedade "abre as pernas" quando o assunto é religião.
A ayahuasca é proibida certo? Que nada, é só você usar elas pra fins religiosos falando que é membro do Santo Daime.
Alistamento obrigatório? Fala que é Testemunha de Jeová
Trabalhar no sábado? Adventista do sétimo dia
Quer acreditar que a complexidade do universo foi gerada por um ser imensamente mais complexo que não tem lógica alguma? Vá em frente, mas deixe quem não acredita dizer em alto e bom som:
DEUS NÃO EXISTE
2 Deduradas
Sou seu Fã!
Posted on 12 de fevereiro de 2009 às 17:29
esixtindo o respeito, não o superrespeito q você mecionou, você pode achar o que quiser!
E eutambém!!!
abraços
Posted on 12 de fevereiro de 2009 às 18:59