Olá meu povo; tudo bem com vocês? Pois bem...
Começa hoje uma série sobre as 7 Gerações de Consoles (Vídeo-Game) para os fãs do assunto ficarem ainda mais por dentro e conhecerem a história por trás de toda esse mundo virtual de diversão.
Ao longo dessas próximas matérias iremos do Atari ao Ps3 passando por todos os portáteis e falaremos de todos os "antigos" e "atuais" sonhos de consumo de qualquer ser humano que já pegou em uma manete.
...Vamos lá???
A 1ª Geração dos Consoles iniciou em 1972 e foi até 1977 e tudo começou com a idéia de Ralph Baer (Engenheiro de Televisão) que concebeu a idéia de uma televisão interativa. Ele explorou mais estas idéias em 1966 ao ser o Engenheiro Chefe e gerente da Divisão de Design de Equipamentos em Sanders Associates. Baer criou um videogame simple de dois jogadores que podia ser exibido em aparelho de televisão padrão chamado Chase, onde dois pontos perseguiam um ao outro na tela.
Após uma demostração ao diretor de R&D da companhia Herbert Campman, algum fundo foi designado e o projeto foi dado como "oficial". Em 1967 Bill Harrison entrou a bordo, e uma pistola de luz foi construída a partir de um rifle de brinquedo que foi mirado em um alvo movimentado por outro jogador. (Lembrou do Wii... calma ele só surgiu mesmo 35 anos depois...)
Bill Rusch juntou-se ao projeto para acelerar o desenvolvimento e em pouco tempo um terceiro ponto controla pela máquina foi usado para criar um jogo de ping-pong. Com mais fundos jogo adicinais foram criados, e Baer teve a idéia de vender o produto à companhias de TV a Cabo, que poderiam transmitir imagens estáticas como planos de fundo de jogos. Um protótipo foi demostrado em Fevereiro de 1968 para o Vice-Presidente da Teleprompter Hubert Schlafly, que assinou um acordo com a Sanders.
A indústria de TV a Cabo estava sofrendo uma queda durante o final dos anos 60 e início dos 70 e uma falta de fundos significava que outros caminhos tinham que ser trilhados. O desenvolvimento do hardware e jogos continuou resultando no protótipo final "Brown Box", que tinha dois controladores, uma pistola de luz e seis interruptores no console que selecionavam o jogo a ser jogado. Baer abordou vários fabricantes de Televisão americanos e um acordo foi eventualmente assinado com Magnavox no final de 1969. As principais alterações no Magnavox em relação ao Brown Box foram o uso de circutos plugados para alterar os jogos e a remoção das capacibilidades de gráficos coloridos em favor das sobreposições de cor para reduzir custos de produção. Ele foi lançado em Maio de 1972 com Magnavox Odyssey.
Já na Segunda Geração... O sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles mas somente a Coleco consegue aprontar tudo para o Dia dos Pais. O videogame Telstar Pong usava tecnologia similar às das máquinas de então.
Enquanto isso, a Fairchild Camera & Instrument dá outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, o primeiro videogame programável. Congelar o jogo, alterar o tempo e a velocidade passa a ser possível com Fairchild Channel F. (Caraca!!! Aqui surgiu a Pause e os Levels Easy e Hard) O joystick era bem interessante: o botão ficava na ponta do manche e podia ser rotacionado. Assim, Pong ganhava inclinação na "raquete" e podia rebater a bolinha em vários ângulos.Nessa época, surgem as primeiras críticas aos jogos eletrônicos violentos. (Tava demorando...)
Death Race, da Exidy Games, foi o precursor de Carmaggedon. (Quem é Gamer lembra e já jogou o "game proibido") Sair atropelando tudo o que viesse pela frente era o objetivo do jogo. Death Race serviu ainda de inspiração para a criação de outro jogo recente, Interstate 76.
Com o mercado em crescimento, Bushnell vende a Atari para a Warner Communications, pois não vê outra maneira de mantê-la competitiva. (Aqui acabava a geração de clássicos como River Raider e Enduro)
A Nintendo começa a fazer testes em Nova York para vender o NES no mercado americano. Dando inicio a 3ª Geração. Os varejistas estavam tão céticos em relação aos videogames que a Nintendo teve de concordar em recomprar tudo que não fosse vendido pelas lojas. E mais: deveria reformular o design para se adaptar ao gosto dos americanos, para quem videogame era acessório de TV, não um brinquedo. Para vender o console em lojas avessas aos videogames, a empresa também inventou um robô, o R.O.B. Nessas lojas, ao invés de ser vendido como videogame, o NES vira um pacote para jogos de robô. Apenas dois jogos saíram para R.O.B.. Uma pistola para jogos como Wild Gunman, Duck Hunt e Hogan's Alley, sucessos do arcade e do Famicom, no Japão, é lançada. Munido de ótimos jogos da própria Nintendo, e de conversões de sucessos do arcade como Kung Fu Master, da Irem, e o lendário Super Mario Bros, o NES não demora a virar sucesso nos EUA, apesar do lançamento patrulhado. (Meninas do mundo, O Mario nasceu!!!)
Alguns anos de vendas e a 3ª e 4ª Geração quase se entrelaçam entre diversos novos lançamentos como Snes e Mega Drive da Sega. Mais isso já é assunto para próxima matéria...

Abração a todos que lêem e cometam as matérias, e em breve a história continua...
Queria também dedicar está matéria a Ana Carolina porque é Fã de consoles das 3ª geração e jogos como Mario e Bust a Move..
1 Comment
Um jogo que não recusaria a jogar, realmente são eles: "Mário e Bust a Move";
Foram jogos preferidos na minha infância e aliás, acho que não cresci até hoje ^^ rs.
Ainda bem que estou na terceira geração!~~
Obrigada pela dedicatória...
Excelente matéria!!!
Bjs!!
Posted on 16 de março de 2009 às 17:45