Alguns dias se passaram e já tava mais do que na hora do pessoal do Dedoduro conseguir uma nova entrevista. O convidado da vez foi Eden Wiedemann lá do Recife (PE) e dono do blog Um Passinho a Frente. Uma entrevista completa pra movimentar a blogosfera e notar que por trás desse blog existe um cara muito focado nessa loucura chamada Web. O "Jovem" fala muito; mais garantimos que são sábias palavras de quem já está nesse caminho a algum tempinho.
Dedoduro.org: Quem é você como pessoa e onde tudo começou...???
Wiedemann: Eu sou nerd por paixão, publicitário por vocação, gamer por devoção e pai por falta de opção – já que meu pequeno (já com seus 10 anos) não larga do meu pé. Nascido e criado em Hellcife, cidade que amo e abomino na mesma medida, cai na bobagem de acreditar que o “meu lado criativo” seria o suficiente pra me dar uma vida de glamour, dinheiro e mulheres. Meu engano se provou útil em alguns sentidos afinal fechar a agência – cujo o criativo nome era Agência (sim, estou sendo irônico e sim, é verdade, esse era o nome) – a cerca de um ano terminou me deixando com muito tempo livre.
Se antes já curtia passar bastante tempo navegando – seja buscando referências visuais ou seja procurando as ultimas novidades do mundo nerd – com o “desemprego” navegar entre blogs se tornou quase que um vício incontrolável. Dentro de pouco tempo passei a dividir meu tempo entre estudar tendências de comunicação, tocar alguns projetos de empreendimentos, jogar, ler e navegar em blogs, colocando tudo em um mesmo patamar de importância. O resultado foi que sempre sabia das novidades, conhecia os vídeos mais divertidos, as piadas, os melhores comerciais, enfim, tudo que a velocidade da WEB me proporcionava.
Não demorou para que várias pessoas vivessem me perguntando onde eu achava isso, onde encontrava aquilo, que blog era legal. Ser referência é legal. Indicar referências é um saco. Foi assim que nasceu o primeiro Passinho. Da frase de um professor que dizia que “A cabeça nunca está cheia demais para o conhecimento. Aprenda com o motorista do ônibus, mande todo mundo dar um passinho a frente. Se não funcionar parta para o freio de arrumação”. Era isso. Um blog que pudesse unir as coisas que gosto, que acho interessantes, replicar coisas legais. Assim nasceu o blog, como um lugar para ser visitado por amigos e nada mais que isso.
Um pouco de cuidado com o design, uma referência a Monty Phyton – o melhor grupo humorístico de todos os tempos – e pronto, o blog foi ao ar. Aos poucos fui tomando gosto por escrever, por dar minha opinião, por publicar pequenas crônicas. De replicador de conteúdo passei a produzir conteúdo. E o blog foi crescendo. Sem saber absolutamente nada de programação apanhei um bocado – e ainda apanho – para deixá-lo como gosto (e ainda falta um bocado para isso). Pouco a pouco fui recebendo elogios e indicações de grandes nomes entre os blogueiros brasileiros e isso foi me dando gosto, a vontade de publicar algo sempre melhor foi crescendo. Hoje o Passinho ainda tem uma visitação modesta mas que supera em muito os 12 visitantes dias que tinhas nos primeiros meses.
Dedoduro.org: Você tem alguma outra ligação com outros projetos online?
Wiedemann: Tomei gosto por escrever, tomei gosto por projetos online. Foram surgindo convites para escrever em outros blogs (que costumo quase sempre atender) e eu fui dedicando cada vez mais tempo a web. Com isso surgiu a coluna “Universo Nerd”, divertida e casual, que antes era quinzenal e hoje é publicada a cada dez dias no fantástico Byte Que Eu Gosto, de Marcel Dias – um dos caras que mais sacam de T.I. que eu conheço, surgiu a necessidade de criar o PassinhoCast, o podcast de nome mais idiota da web brasileira e brotou a ideia de um novo projeto que está sendo desenvolvido agora. Este novo projeto ainda está em fase embrionária mas está me fascinando pelo desafio que envolve toda a produção offline de um programa de culinária para nerds e para o publico jovem, de seu roteiro à edição, e sua divulgação online buscando o apoio de grandes blogs em sua divulgação.
Esse novo projeto é pura produção de conteúdo, é a prova cabal que migrar da mídia tradicional para a web pode funcionar – e muito bem. O programa mistura humor, um clima de reality e receitas fantásticas, com ingredientes comuns, em uma linguagem jovem e direta, tentando ensinar os macetes que podem fazer de qualquer pessoa um chef – ao menos para pegar aquela gatinha.
Dedoduro.org: O que você tem achado da blogosfera como um todo???
Wiedemann: Mesmo antes de começar a escrever no Passinho já acompanhava toda a celeuma em torno da chamada “umbigosfera” brasileira. Panelinhas, conchavos, protecionismo, falta de profissionalismo, excesso de profissionalismo, post pagos e cia tomaram muito de meu tempo. Sinceramente acho uma bobagem essa coisa ultrapassada de direita (panelinha) x esquerda (anarquistas) que vem surgindo. Para mim a coisa se define da seguinte forma: ou você ganha dinheiro com seu blog e defende seu ganha pão (sendo classificado como panelinha) ou não ganha e acha que todo mundo que ganha dinheiro, ou destaque, é maligno. Essa divisão só funciona até você ter cacife suficiente para ganhar dinheiro, para ganhar destaque. Uma vez que viu seu trabalho recompensado – porque manter um blog dá trabalho, você larga seu lado anárquico e, quase sempre, entende o que é defender sua imagem.
O que existe é muita gente ruim, que replica conteúdo diretamente, sem nem citar a fonte, que escreve mal, com blogs mal ajambrados, com conteúdos toscos mas que ainda assim querem apoio dos grandes. Então se um Cardoso da vida não elogia ou indica seu blog é porque ele é boçal ou metido. Não acho. Acho que cada um sabe pelo que passou para que sua opinião se tornasse respeitada, sabe o que passou para ganhar credibilidade e sabe que essa credibilidade é fundamental para seu blog gere renda e, assim sendo, não tem a menor obrigação de vender produto ruim apenas porá ajudar a blogsfera a crescer.
Do outro lado tempos pessoas super simples e legais cujo interesse é só ver seu blog crescer, que lhe oferecem ajuda sem pedir nada em troca. Eu tive apoio e ajuda do Luíde, de Daniel Sound, de Marcel e até mesmo do próprio Cardoso que vez ou outra elogia um post meu no Twitter e gera, na hora, mais de 400 visitas.
Existe muito espaço para todo mundo conviver sem problemas. Assuma uma ideologia e seja fiel a ela, apenas isso. Tome o caso da lista para subir no ranking do blogblogs, por exemplo. Pareceu uma simples brincadeira, uma forma de enganar o sistema não é mesmo? Duvido que tenha sido. Muita gente não sabe mas o ranking do blogblogs serve de referência para várias agências, dali elas escolhem os blogs que vão receber publieditoriais, convites para eventos, compra e espaço e tudo mais. Muita gente viu nessa brincadeira a oportunidade de subir no ranking e, quem sabe, aparecer para as agências. Muita gente que estava lá em cima viu na “brincadeira” um golpe que podia acabar com a credibilidade do ranking e mexer no bolso deles. Muitos dos que participaram, que defendem o fim da “panelinha”, o fim dos “posts pagos” e todo o resto queria exatamente oposto, queriam eram se tornar os novos integrantes da panelinha.
O Passinho ainda não tem cacife para isso mas quando eu acreditar que ele pode gerar renda vou abraçar a oportunidade. Se ganhar dinheiro com blog e defender sua renda é fazer parte de panelinha não vejo a hora de chegar lá.
Dedoduro.org: Quais os blogs/sites você mais visita e porque?
Wiedemann: São muito. Hoje assino o feed de mais de 90 blogs e visito outros tantos com certa freqüência. Não deixo de visitar o Acerto de Contas, um blog sobre economia e política que acho fantástico, o Byte, pois gosto muito do conteúdo selecionado por Marcel e pelo resto do pessoal, e o Melhores do Mundo, cujo conteúdo é fundamental para a manutenção de minha carteirinha de nerd.. O Sedentário, o Ocioso, o Contraditorium, Mundo Gump, Blog de brinquedo, Eu Queru, Brainstorm9, Folha de São Paulo e muitos outros.
Dedoduro.org: Projetos para o seu blog, algum que possa ser revelado de anti-mão?
Wiedemann: Sinto que com o tempo terei que destrinchar o Passinho em mais três blogs afinal se for publicar todo conteúdo que quero seria capaz de fazer mais de 20 posts dia. Penso em separar um blog para replicar, outro sobre propaganda, outro para games, cinema e lazer e outro com crônicas e opiniões. Não será agora, em um futuro não tão próximo.
Dedoduro.org: Como faz para não deixar a vida de blogueiro prejudicar sua vida?
Wiedemann: Não durmo. Sério. Durmo das 2h30 as 6h30 quando muito. Até agora nada de ruim veio do fato de ter começado a blogar. A única coisa curiosa foi um ex-amigo que veio me cobrar uma grana dizendo que se eu tinha dinheiro para ter um blog eu tinha dinheiro pra pagar a ele.
Dedoduro.org: O blog está aberto a parcerias? Se sim, como fazer para se tornar um parceiro?
Wiedemann: Claro que sim. Se não tivessem me ajudado, se não tivessem me apoiado quando comecei certamente estaria ainda com 40 visitas dia. Se o seu blog ou projeto é bom, se você está realmente comprometido com ele, não vejo porque não ajudar. No Passinho tem uma página sobre o assunto, basta dar um pulinho lá.
Dedoduro.org: Use esse espaço para deixar uma mensagem para seus leitores atuais e futuros...
Wiedemann: Se gostam de um post comentem, votem nele, participem. Essa é uma das melhores formas de sabermos se estamos no caminho certo. É recompensador demais perceber que um leitor se importou em dar sua opinião, em fazer um elogio ou até mesmo uma crítica. Eu nunca escrevi para mim. Eu escrevo para vocês e saber sobre o que querem ler, sobre o que curtem, é fundamental.
Dedoduro.org: Sonhos...Exceto o fato de dominar o mundo e/ou conhecer Angelina Jolie?
Wiedemann: Como assim não posso falar de meu planos para a dominação mundial???? Meu sonho atual é conseguir colocar em andamento os projetos que estou desenvolvendo. Quero fazer a ZeroUM, empresa para consultoria e desenvolvimento de software, jogos e ações de marketing para Iphone e demais plataformas móveis, funcionar. Cada dia que passa tenho uma sensação ainda maior de estar deixando de ganhar dinheiro. Esse é o futuro da comunicação.
Dedoduro.org: O que acha do nosso blog? (Seja sincero pô!)
Wiedemann: Gosto do blog de vocês. Tanto é que topei a parceria, não é mesmo? Você vem tratando ele com carinho, buscando sempre publicar coisas originais, fugindo dos hypes e nunca kibando material na integra. Isso é digno de nota e merece ser valorizado. Mudaria algumas coisas no layout mas é porque sou chato bagarai.
Pra encerrar nos do Dedoduro.org gostariamos de agradescer a todos os Blogueiros que vem concedendo as entrevistas... Abraço grande a todos e até a próxima.

0 Deduradas