
O tema central do filme é o próprio cinema, um fato digno de admiração. O filme se passa no ano de 1968, na França,uma época em que a revolução estudantil atingia seu auge, e onde os valores sociais estavam sendo postos à prova e revigorados,a verdadeira primavera do saber.
Mas não é só do cinema, respirado a cada fotograma, que se compõe o filme. A paixão humana, a política e as discussões intelectuais também fazem parte desse jogo de advinhações e novas descobertas.
Há quem diga que o filme é apenas um retrato de uma rebeldia sem valor. Outros afirmam ser mera pornografia [de alta qualidade]Acredito que o diretor conseguiu mostrar os desejos humanos,o sabor da carne em consequências reais.
É incrível como Bertolucci consegue poetizar o sexo. Mesmo sendo não-convencional o propósito, a maneira como foi retratado é passional e bela. Quando nos deparamos com cenas que, na mão de outros diretores poderiam ser apenas sexo animal, também encontramos identificação com nossos próprios desejos,onde nos questionamos se somos só animais ou puro verso cantado de uma prosa. Não só os desejos do corpo, mas, mais os gritos de prazer da alma.
Assista!Mas não vá para a frente da tv com a alma suja de pensamentos vãos. Nem com a idéia de que é um filme sobre sexo barato.Liberte-se de seus preconceitos medonhos,e aprenda a observar.
Beijos,bom feriadãoooo=)
0 Deduradas