A gente não quer só comida...

Dedurado por Thiago Augusto em 22:19

..A gente quer comida, diversão e arte! A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. Salve as palavras sábias de Arnaldo Antunes, Sérgio Britto e Marcelo Fromer. E isso tem tudo a ver com o que aconteceu em São Paulo no dias 2 e 3 de maio, e no Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de junho. Essas duas cidades, foram palcos da maior festa cultural nacional. As "viradas culturais" foram uma ótima pedida para todos os cidadãos dessas duas metropoles, que geralmente estão nos veículos comunicativos apenas estampando violências, mortes, falta de saúde e educação, corrupções, entre outras coisas. Em São Paulo, esse evento, que tem 24 horas ininterruptas de todo tipo de manifestação cultural, acontece há cinco anos e sempre foi muito bem aceito pelos paulistanos. Aqui no Rio, foi a primeira vez que aconteceu e, as 48 horas de manifestação cultural, também foi recebida de "braços abertos" pelos cariocas. Acho que todos nós já estamos cientes de tudo que aconteceu nesses dois lugares. E não foi pra dizer qual foi o melhor "viradão" ou questionar o que aconteceu aqui e ali, que abordei esse tema. O motivo pelo qual escolhi falar sobre isso, foi para questionar o porque que essa idéia ainda não foi adotada por todas as cidades do Brasil.


Música, cinema, teatro, dança, amostras, palestras, etc. Tudo isso seria muito bom para todos os cidadãos de todas as cidades desse Brasil. Eu fico imaginando como seria esse "viradão" nas cidades do Nordeste brasileiro. Tão rico em cultura. No Sul também seria sucesso garantido, porque, se eles são capazes de fazer uma OCTOBER FEST tão espetacular, um evento para festejar a nossa cultura, misturando as que vieram da Europa, seria fantástico. No Norte, onde tem a festa de PARINTINS, que é tradicionalíssima e bela, também seria uma ótima pedida para uma virada cultural. No Centro Oeste do Brasil, que só me lembro da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, porque fiz um trabalho nos tempos de colégio, seria ainda melhor, para que todos ficassem por dentro de que essa região, deve ter muito a mostrar para todo o país, em termos de cultura.


Espero sinceramente que, se não esse ano, nos anos que vem por ai, essas cidades possam se organizar para oferecer aos seus habitantes, 24 horas, 48 horas ou quiçá uma semana do melhor da cultura, seja ela cantada, dançada ou interpretada. Esse desejo é necessidade..essa vontade é necessidade. Provamos aê que juntos, podemos trazer eventos como uma copa do mundo pra cá. Então, porque não se juntar para demonstrar para nós mesmos, que temos uma cultura riquíssima e que falta apenas incentivo para explorá-la. Ser apenas o "país do futebol e do samba" é muito pouco, para um país tão grande quanto o nosso.




"Um país se faz com homens e livros." (Monteiro Lobato)



3 Deduradas

  1. Thaís Said,

    Fantástico como sempre, Thiago.
    Realmente, o Brasil tem que parar com essa mania de se restringir somente as grandes metrópoles Rio-São Paulo. Além do mais, é um país composto por 27 estados, aos quais todos possuem culturas fantásticas e muito ricas. Todas com a sua cara, com o seu jeitinho.
    E a forma de se explorar a cultura em tais estados, motiva jovens explorarem seus dons, e demonstrarem o quanto são bons em diversificados ramos. E em muitos estados, poderemos encontrar estilos diferentes, por exemplo, porque não encontrar na Bahia uma banda de rock progressivo?! Nada impede de acontecer... Nenhum estado está restrito ao que a mídia, ou até o que estudamos. Porém, possuem determinados locais, em que muitíssimas diversificações culturais existem.

    O Brasil, o povo, cada um, tem que explorar sua própria cultura. E fazer disso, uma grande valorização.

    Nada de país só do futebol e do samba.. É do rap, é do drama, é do rock, é da comédia, é de tudo um pouco...

    Abraços, Thaís.

    Posted on 10 de junho de 2009 às 15:54

     
  2. Falou e disse Thaíís...assino embaixo de cada palavra sua..era isso que eu queria passar!!!

    Posted on 11 de junho de 2009 às 11:24

     
  3. Oi Thiago, adorei esse seu blog, muito massa mesmo. E agora... comentando a postagem...vc como sempre antenado naquilo que realmente pode nos trazer algo positivo, como "as viradas culturais" do Rio de São Paulo, afinal qualquer manifestação cultural é muito importante para educação deste país.Espero assim como vc, que nos próximos anos as outras regiões brasileiras adotem a ideia das "viradas culturais".
    Um grande abraço.

    Posted on 17 de junho de 2009 às 22:18