Harry Potter nas escolas de São Paulo

Dedurado por InSaNo em 00:59

Hoje com notícia boa.
"Alunos da rede pública de SP terão livros de Harry Potter nas escolas"  

Além de Harry Potter a rede pública distribuirá livros como "Crepúsculo" “Capitães de Areia”, “O Mundo de Sofia”, “O Pequeno Príncipe”, “Crônica de Uma Morte Anunciada” e “Ensaio sobre a Cegueira”.


Até que enfim alguém descobriu que JK Rowling é mais simpática que Machado de Assis pra pessoas com 15 anos.

Fala-se tanto em incentivo a leitura mas parece que a rede pública de educação ainda não abriu os olhos para as produções que realmente vão chamar a atenção de quem ainda não tem gosto por leitura; "Memórias póstumas de Brás Cubas" pode até ser uma grande obra de literatura e essencial pra quem deseja conhecer mais sobre a produção cultural do Brasil e do Mundo, mas não pra quem usa "tipo assim" como forma de expressão em 80% das frases!! E isso não quer dizer que devemos empurrar leitura vazia pra juventude (leia-se Paulo Coelho), é possível conciliar boa qualidade literária com um léxico de palavras que não sejam tão eruditas a ponto de provocar boçejos a cada 1/4 de página.

E os livros também não são a única forma de literatura, quadrinhos são muitas vezes tão ou mais inteligentes, informativos e fascinantes , Neil Gaiman com seu prêmio "Howard Philips Lovecraft" que o diga, o cara com um "simples gibizinho" ganhou um prêmio de literatura de fantasia somente, até então, entregue a autores de livros no formato clássico. E saindo do Mainstream dos quadrinhos temos algumas boas produções nacionais que poderiam ser bem aproveitadas nas salas de aula, é só da uma "googlada" pra encontrar títulos sobre o Período Regencia e a Revolta das chibatas, não que eu ache que elas tragam o aprofundamento necessário pra se entender tais momentos históricos, mas são mídias que, provavelmente, encantariam muito mais o aluno a descobrir por si só a história de seu país. Se até Kafka já foi parar nos gibis, como achar que histórias em quadrinhos só falam de "super-homens"?

Mais importante que ensinar o conteúdo é fazer o aluno tomar gosto pelo saber, e nada mais prático pra isso do que dar a ele algo que o faça querer ler até o final não porque ele precisa fazer um resumo valendo 40 pontos, mas sim porque ele precisa saber como vai ser a batalha entre anões e elfos no covil do dragão.

2 Deduradas

  1. pow, engraçado é q eu vou que lêr uns livros na faculdade de analise filosófica sobre matrix, south park, simpsons, familia soprano...

    mas eu acho interessante esse incentivo na escola, pq uma vez q vc toma gosto pela leitura fica mais facil de lêr sobre gêneros mas cansativos!!

    Posted on 10 de março de 2009 às 15:28

     
  2. Unknown Said,

    Hã,Pequeno principe?"Tu te tornás inteiramente responsavel por tudo aquilo que cativas"Ensaio sobre a cegueira é muito bom,O mundo de sofia vai ferrar com a mente deles nessa idade,acredito que teremos mais adolecentes emos,Capitães de Areia é muito bom,mas Joge amado tem obras melhores como tiêta e Jubiabá,Harry Potter,bom é muito da hora,amei todos os sete livros.Graças não colocaram Paulo Coelho e sua mania insana de insistir em ser escritor de babozeiras,mas existem pessoas que gostam,até respeito.Mas,putz!Eu fui criada lendo Machado de assis,de Dom Casmurro a Helena,até chegar em meu querido Quincas Borba...O que seria legal é a introdução de literatura Brasileira para esse povoo pô.Eu me pego pensando quantos adolecentes conhecem João Ubaldo Ribeiro e suas obras?Por favor levantem a mão o/.
    Adorei o texto.

    Posted on 10 de março de 2009 às 20:23