Além de ficar uma semana fora sem dar satisfação ainda vou invadir a seção do blog de inovações tecnológicas pra poder falar de uma novidade que nem é tão nova assim: São e-readers, aparelho que tem como função ler formatos de texto e em alguns casos baixa-los da net direto do aparelho. "Ora, mas isso o meu Mp15 já faz" Pode ser que faça mas com uma telinha pequeninha e sem a praticidade que essa nova geração de aparelhos vai nos trazer.Sony Reader:
Toquei nesse assunto não pela "bacanisse" do aparelho em si, e sim pelo potencial que o gadget tem em revolucionar o modo como lemos, pode ser que esses aparelhos sejam para as editoras de livros o que o Mp3 é para as gravadoras, uma vez que quem possui o mesmo poderá optar entre comprar toda a serie "Torre Negra" com seus 7 volumes e milhares de páginas no formato clássico, que pode ser até mais bonito pra enfeitar e estante e tirar uma onde de intelectual, ou preferir o formato digital que na nova geração de e-readers é tão ou mais prático que ler o próprio livro. carregar um aparelhinho fino como um celular é melhor do que um troço de 1000 páginas.
Além a afetar a forma como lemos, os e-readers podem mudar o modo também como copramos livros: mais do que poder escolher entre o Submarino, Saraiva ou Estante Virtual, talvez possamos escolher entre lojas internacionais, uma vez que as distâncias para transferências de dados praticamente não existem comparadas com as distâncias físicas que o homem dos correios percorre pra entregar seus livros. E a até mesmo a forma como os livros são escritos, já que se o formato digital se popularizar as buscas por downlods dos mesmos na net vai aumentar muito, então os autores e editores lançariam livros com titulos para aparecer o mais alto possível numa busca no Google.
Kindle:

Nos EUA a coisa já existe mas parece que não fez tanto sucesso, o kindle, um dos mais populares, foi lançado com o intuito dos usuários comprarem livros diretos do aparelho pela internet, mas pelo não tão grande acervo dos sites, pelo visual pouco agradável e pouca interatividade do aparelho ele não alavancou tanto quanto o esperado. Eu mesmo prefiro o Sony Reader, que é bem mais bonito, fino e prático, sua desvantagem é que não baixa nada da net. Porém para nós brasileiros que não disponibilizamos desse serviço de compra de livros em formatos virtuais ( e se tivessemos provavelmento pirateariamos) ele soaria bem mais agradavel se não fosse o preço: no Mercado Livre nenhum dos 2 sai por menos de R$1799,00, o que está fora da realidade de qualquer brasileiro médio amante de apetrechos tecnológicos.





0 Deduradas